Literacia informacional

Já aqui falei um pouco sobre literacia informacional e a sua importância no mundo globalizado (e digital) de hoje. Deixo agora mais algumas definições e conceitos, mais direccionados para os alunos do ensino superior, bem como links de interesse sobre o assunto resultantes da primeira sessão da cadeira de Metodologias do Doutoramento em História da FCSH. No fim fica também o anúncio de uma conferência sobre o tema da literacia informacional.

Uma definição entre muitas possíveis: literacia informacional corresponde a um conjunto de competências que permitem reconhecer a necessidade de informação e actuar de forma eficiente na pesquisa, avaliação e organização da mesma, para produzir novo conhecimento e usá-lo de forma ética.

Será a literacia informacional uma necessidade para os indivíduos, em particular, para os estudantes/investigadores de História? A resposta tem de ser positiva. Ao contrário do que acontecia há alguns anos, e não são tantos como isso, o principal problema que se coloca hoje em dia a quem quer planear e conduzir um trabalho, uma investigação, é o do excesso de informação. Em particular se se pensar naquela que circula em formato digital, cada vez mais frequente e abundante. Esta abundância, contudo, esta crescente disponibilidade e facilitada acessibilidade dos recursos informativos não é necessariamente acompanhada por uma correspondente melhoria da qualidade da informação obtida. Muito pelo contrário, pois a abundância de informação, só por si, não gera conhecimento, se não for acompanhada de um conjunto de competências que permitam seleccionar e avaliar os recursos disponíveis. Deste modo, a literacia informacional resulta da necessidade de um uso crítico da informação e deve ser uma preocupação daqueles que lidam ou pretendem começar a lidar com grandes volumes de informação e, igualmente, de todos os que têm por responsabilidade orientar ou implementar políticas educativas que apostem na qualidade.

Para os que pretendem aprofundar um pouco os seus conhecimentos sobre os conceitos, as competências e os standards relacionados com a literacia informacional deixo aqui algumas ligações de muito interesse:
Chartered Institute of Library and Information Professionals (Reino Unido)

The Information Literacy Website (Reino Unido)

ACRL / Information Literacy Competency Standards for Higher Education (Estados-Unidos)

Information and Media Literacy (UNESCO)

Conferência
Data: 23 de Outubro, 18 horas
Local: FCSH, Auditório 2
Título: “Literacia Informacional na era Google: da necessidade às parcerias, da biblioteca-espaço aos novos horizontes”
Oradora: Dra. Maria Manuela Prates
Organização: Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação, FCSH