Inquérito sobre métodos de visualização de dados

As ferramentas e métodos de visualização de dados são hoje em dia um dos vectores mais dinâmicos das Humanidades Digitais. Importantes não só pela riqueza e beleza que podem conferir à apresentação final dos resultados de uma investigação (e quantas ideias não ficaram mal defendidas devido a um gráfico mal elaborado, por exemplo?!), estas técnicas são cada vez mais encaradas como fazendo parte da própria análise da informação que se está a investigar. Através de uma boa visualização podemo-nos aperceber de novos padrões sobre os dados, lançar novas hipóteses de trabalho, obter respostas que os dados “planos” não nos mostravam e, claro, abrilhantar as nossas apresentações.

No âmbito das actividades da NeDiMAH (Network for Digital Methods in the Arts and Humanities – http://www.nedimah.eu/) tive oportunidade de colaborar na elaboração de um questionário sobre “visualização” nas Digital Humanities. O objectivo é procurar perceber o impacto e importância destas ferramentas/metodologias nas actividades dos investigadores que de algum modo incorporam os métodos digitais nos seus estudos.

É um formulário simples e curto e seria muito interessante poder contar com os contributos e/ou na divulgação do mesmo por todos os interessados nesta matéria. Este é o endereço do questionário:https://www.surveymonkey.com/s/R3KNWG9. Desde já agradeço.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *